sexta-feira, 11 de julho de 2008

20- SOBRE A CAPOEIRA EM RONDONÓPOLIS.


O sucesso conseguido pelo Mestre Carivaldo no início da década de 90 do século XX, em função do seu esforço e dedicação, possibilitou a outros capoeiristas, ex-alunos ou não, ter renda ministrando aulas de capoeira. Dessa maneira e antevendo futuros ganhos com a atividade, vários grupos começaram a ser criados ou foram transferidos pra a cidade. Esse desenvolvimento somente foi possível porque o baiano que fundou a primeira escola de capoeira acreditou no potencial da cidade e acima de tudo, na cultura que ele representava.


A capoeira em Rondonópolis está em franco desenvolvimento. Existem vários grupos, cada um com suas especificidades. Entre eles destacamos:

• Grupo Chibata – Mestre Carivaldo,
• Grupo Guerreiros de Ouro – Professor Adão,
• Grupo Filhos do Quilombo – Professor Edivaldo.
• Grupo Zumba – Professor Wandão,
• Grupo Arqueando – Professor Joricley
• Grupo Quizumba – Professor Lindomar, (Capoeira Angola).



A Lei 10.639/03, em função de tratar-se da inclusão nos currículos escolares, tanto em instituições públicas como particulares, alterada pela Lei 11.645/08, onde é obrigatória o Ensino da História da África e dos Africanos e Indígenas, deu possibilidades que uma parcela da cultura africana, especialmente a capoeira, arte/luta/dança do Brasil, ser ministrada nas escolas. Para tanto, um grande número delas possuem em sua programação. Ainda que fora da grade, um horário específico para a prática dessa atividade.

O Grupo de Capoeira Chibata, fundado pelo Mestre Carivaldo na década de 80 do século XX, em Rondonópolis é o precursor da disseminação da capoeira na cidade e circunvizinhança. A comunidade rondonopolitana, principalmente as crianças, já possuem um contato mais efetivo com essa especificidade da cultura afro-descendente. Ela, a Capoeira, através dos programas desenvolvidos por componentes do Grupo Chibata ou ex-aluno prestaram e prestam relevantes serviços à sociedade local.

Nesse espaço temporal de 24 anos, muitas pessoas já praticaram esse esporte. É claro que nem todos são professores nessa atividade, ma\s são pessoas que, apesar de sua origem humilde, deram sua contribuição social, sendo chefes de família exemplares, pessoas equilibradas e responsáveis. Essas particularidades forma herdadas ou sugeridas pelos ensinamentos da capoeira.

A prática da capoeira envolve vários elementos para sua efetividade. Os berimbaus, juntamente com os caxixis; o pandeiro; o atabaque e especialmente as palmas dos sujeitos que fazem parte da roda. As letras das melodias sempre trazem em seus versos, uma história ocorrida, uma ação para ser realizada, uma comunicação, um convite, uma lembrança.

1 Comentários:

Às 3 de junho de 2010 às 10:26 , Blogger Unknown disse...

a capoeira eh tudo na vida de quem eh praticante!!! eu amo a capoeira!
e do os parabens ao contra mestre Adão q pra min eh o melhor do brasil!!!
abraçoss

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial