sexta-feira, 11 de julho de 2008

21- SOBRE O PESQUISADOR.


Nós sabemos que toda a temática a ser estudada na atualidade sempre apresenta uma grande número de especificidades. Com a capoeira o processo é o mesmo. Nosso interesse em estudá-la é por que sou negro. (segundo o IBGE o negro na atualidade é o preto e o pardo). Partindo dessa definição, agucei minha observação e percebi que meus alunos (sou professor da rede do Estado de Mato Grosso), na sua grande maioria são afro-descendentes. Logo, não havia um estudo na minha localidade que explicasse detalhadamente a luta do negros, enquanto etnia, que apontassem eles como construtores do Brasil em todos os sentidos. No lançamos a pesquisa e conseguimos vislumbrar muitas realizações dos negros no meu país. Uma delas, e a mais festiva, foi a capoeira.


A Capoeira enquanto Arte/Luta/Dança, oferece aos seus praticantes, pesquisadores e esportistas várias possibilidades de ser um cidadão no sentido social da palavra. Desperta-lhe limites, medos, respeito, enfim, todas as emoções que um ser humano pode ter. Além disso, seu papel na educação dos nossos jovens é sumamente importante.
Ela apresenta uma codificação que nós descobrimos enquanto pesquisamos: é o OCI. O que significa esse OCI?
  • ORGANIZAÇÃO,
  • COORDENAÇÃO,
  • INTEGRAÇÃO.

Como sabemos, para que aconteça uma "Roda de Capoeira" é necessário que exista uma pessoa ou pessoas que Organizem o espaço onde ela acontecerá previamente.

Lá no local também precisamos tem alguém que Coordene esse encontro de capoeirista e simpatizantes.
No momento em que a roda está acontecendo, a Integração do instrumentos de percussão, dos cantos e ladainhas, palmas e a própria platéia, precisam estar em sintonia, caso contrário, a atividade não acontece, isso sem falar dos elementos invisíveis que estão presentes nessas trocas de energia.
Adotamos esses ensinamentos advindo da Capoeira e introduzimos numa sala de aulas. Nela, o professor não é um capoeirista mas, se ele não se organizar (saber o local, sala, turma que irá trabalhar) terá dificuldades de locomoção dentro da instituição educacional.
Tendo realizado essa primeira atividade, estando dentro da sala de aulas, precisa exercer sua coordenação sobre os trabalhos (de que maneira serão executados as atividades: em círculo, em grupos, etc...) Após essa duas tarefas temos a integração do professor com os educandos na sala de aula (aula preparada, exercícios, passeios ou seja, seu plano de aulas), não tendo... podemos imaginar o que acorre.

Percebemos que as aulas quando criadas e aplicadas seguindo esses passos ficaram, para os alunos e o professor, mais interessantes e participativas. Pois muitos assuntos de outras temáticas poderiam sder trabalhos através dessa metodologia.
Luiz Carlos Varella de Oliveira
fone 066 9979 1923.

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